O Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável, fixado para 4 de março por resolução da UNESCO, será comemorado anualmente a partir de 2020 em todo o Mundo, constituindo-se como um hino global aos engenheiros e à engenharia

O objetivo desta efeméride é destacar o trabalho dos engenheiros e da engenharia no Mundo moderno e melhorar a perceção pública de como a Engenharia e a tecnologia são centrais para a vida e para o desenvolvimento sustentável.

No que concerne ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU há muito a ser feito nos países em desenvolvimento, de modo a garantir que todas as pessoas têm acesso a água potável, saneamento, energia confiável e outras necessidades humanas básicas.

Nos restantes países os desafios são distintos, mas o trabalho não é menor. Há que lidar com os impactos das alterações climáticas, com a necessidade da sua mitigação, com questões ambientais de diferentes naturezas, com o crescimento das cidades e com os desafios trazidos pelas novas tecnologias, incluindo a inteligência artificial.

Todas estas áreas têm a engenharia como denominador comum.

A Ordem dos Engenheiros, parceira deste Dia Mundial, irá partilhando neste espaço um conjunto de atividades que tem em desenvolvimento, de âmbito nacional e regional, com vista à celebração desta data e à sensibilização da Sociedade e organizações para a imprescindibilidade da Engenharia na salvaguarda da vida humana e do Planeta.







17 dias
17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável